Toxoplasmose Na Gravidez Pode Amamentar

Broome Community College - Hoje nós vamos conversar sobre como turbinar o desenvolvimento da criança de quatro anos fica ligado. Fala pessoal eu sou Juliana Trentini, mãe e fonoaudióloga do canal Fala Fono, cuja missão é ajudar você a turbinar o desenvolvimento do seu filho. Se você é novo aqui considere se inscrever para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos. Se você tem um filho de quatro anos você já deve ter percebido que ele sabe se comunica superbem ele precisa ganhar agora confiança né, o quê que eles fazem aqui na pré escola com crianças de quatro anos, a criança vai para a pré escola e eles tem o que eles chamam de Show and Tell, a criança pega, eles podem trazer um brinquedo de casa aí a professora fala ah hoje, vamos supor, tem escolas que eles trabalham por cores, e todo mundo vai trazer um objeto verde de casa, e na outra semana todas as crianças vão lá e levam um objeto verde e as crianças são colocadas com quatro anos na frente de todos os coleguinhas, e ela tem que falar olha esse aqui é o meu tanque de guerra, eu trouxe ele porque é um brinquedo muito legal, quem me deu foi minha avó no natal, eu adoro este brinquedo, tá com quatro anos, e ele está falando para um público de pares né, crianças da mesma idade que ele, com a professora argumentando né defendendo porque ele trouxe aquele objeto, porque ele gosta tanto daquele objeto, porque aquele objeto é importante, falando das características daquele objeto, que aquele objeto é verde, que a cor da semana verde, enfim elaborando uma mini apresentação, então a criança de 4 anos ela, se a gente não ajudar ela pode se fechar e fica muito tímida, porque é da natureza humana você não querer se colocar numa posição de exposição né, se você está muito exposto isso causa um perigo, então isso é um risco, levanta adrenalina, então o quê que a gente pode fazer pra que fortalecer a confiança da criança de 4 anos né, proporcionar para ela é, situações aonde ela tenha que falar ou se apresentar, ou conversar com os outros, então vamos supor que você está na padaria e vai comprar o pão aí você fala quero 20 pães franceses é a mulher da entrega sacola você da sacola para seu filho e fala para ele filho agradece a moça e ela foi obrigada então assim, interagir com outras pessoas né você pode se seu filho falar eu quero tal coisa, você dá o dinheiro na mão dele e então vamos lá na vendinha fala para seu filho, fala pro moço o quê que você quer, entendeu sem forçar né mas sempre a intenção de fortalecer, de dar pra ele uma voz, uma posição e uma importância para ele poder se colocar no mundo dos comunicadores né, ele colocar a sua mensagem, ele ter essa confiança de dizer o que ele quer aos quatro anos a brincadeira do faz de conta ela começa a ficar mais elaborada, então o prato cheio aí é inventar histórias, narrativas, imaginação, então o que eu fazia com os meus filhos, nesta idade é assim eu virava e falava assim, era uma vez um menino, aí estava na vez de outra pessoa e meu marido, isso a gente no carro dirigindo por exemplo, viajando. Era uma vez um menino, aí meu marido fala que saiu de casa para brincar, aí era vez do meu filho aí ele falava e encontrou uma árvore resolveu subir, então a gente vai criando uma história coletiva, então essa é uma forma de você elaborar narrativa, criatividade e improviso, é uma situação super legal pra você estimular o seu filho a montar narrativa dele né, então aproveite a chance que você tiver com várias pessoas né, você chega numa festa, ou num local ensina seu filho cumprimentar todo mundo, a saber falar oi meu nome é tal, quantos anos você tem e responder, incentivar essas interações dele com outros adultos e isso pode ser importante só pra falar pra vocês um pouco sobre a fragilidade dessa posição social da criança como um falante nesse período aí, eu tenho um amiga quando ela tinha 6 anos ou sete eu não me lembro, ela é a senhorinha já, uma das pessoas mais incríveis que eu conheço, ela conta que ela vem de uma família muito grande e que eles se sentavam todos à mesa do jantar e que quando o pai dela fazia assim as pessoas mudavam de assunto que estava sendo conversado, então é uma família um pouco assim autoritária né é o pai dela não precisava nem falar, ele só olhava, ou ele só fazia assim, hãhã, todo mundo já né, opa o que está acontecendo e ela conta que um dia ela foi na escola aconteceu uma coisa legal acho que ela tinha 6 ou 7 anos e ela foi contar o que tinha acontecido na escola né, aí ela eu fiz isso aqui, e aí o pai dela só fez assim hãhãã, e aí todo mundo parou e ficou aquele silêncio, e aí que, é aquilo foi tão sério pra ela né pesou tanto pra ela que ela passou anos sem falar, e se não me engano dois ou três anos sem falar nada em casa, na escola em lugar nenhum ela desenvolveu um mutismo ali temporário né, ela não, não conseguia falar, ela não sentia é a abertura para falar, não sentia que ela conseguiria falar, ela parou de falar totalmente, então a gente tem que ter muito cuidado, a gente tem que entender que as crianças estão aprendendo e eles estão num momento delicado é que a gente tem que fortalecer neles essa crença, essa capacidade essa confiança para eles conseguirem aos poucos se posicionando cada vez mais e cada vez melhor para que no futuro eles podem ser bons comunicadores. Então por hoje é só, eu espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje, vejo vocês na terça feira que vem..

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Curitiba:

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