Curso Henfil Diadema

CUNY Baccalaureate for Unique and Interdisciplinary Studies - Olá a todos! Bem-vindos de volta a mais uma vídeo-aula do canal Clube do Design. Eu sou Liute Cristian. E no vídeo de hoje, eu vou trazer uma dica bem interessante, que na verdade, é uma resposta a uma discussão recente que nós tivemos, no nosso grupo de discussão no Facebook. Se você não conhece ainda, é só acessar facebook.com/groups/clubedodesign. E, hora ou outra, a gente tem esse questionamento sobre que aplicativo é melhor do que outro, Illustrator, CorelDRAW, enfim, é uma guerra épica. E como você já conhece a minha opinião, nunca vai chegar a lugar nenhum. Ambos os aplicativos podem ser utilizados para projetos específicos, para projetos diferentes, e cada um pode oferecer resultados excelentes, se você souber como trabalhar com cada uma das ferramentas, e souber onde aplicar cada uma delas. O questionamento em questão, é sobre as possibilidades de edição do Illustrator, contra as possibilidades de edição do CorelDRAW. A gente já mostrou aqui no canal, mostrando como é prático e como é fácil trabalhar com o Adobe Photoshop, em conjunto com o Illustrator e o Adobe Bridge, que é a ponte entre os aplicativos da Adobe, que permite utilizar links. Ou seja, você pode inserir uma imagem apenas vinculada, não de fato inserindo a imagem no arquivo. Essa imagem, pode sofrer alterações em qualquer outro aplicativo, e quando você salvar essas alterações, por exemplo: Uma imagem editada no Photoshop, foi inserida no projeto, se essa imagem sofrer alterações, basta salvar e essa alteração se reflete automaticamente no projeto que você estiver trabalhando no Adobe Illustrator, por exemplo. Vou deixar o link para vocês verem um vídeo onde eu mostro essa alteração aqui embaixo, na descrição desse vídeo. A questão é: Muita gente fala mal dos recursos de ambos os aplicativos. Tem muita gente que fala mal do Illustrator porque é pesado, muita gente que fala mal do CorelDRAW porque é instável. Instabilidade e Peso, são realmente coisas evidentes em muitos aplicativos. Porém, muita gente acaba dando a sua opinião, em relação, baseada na sua experiência própria com cada um dos aplicativos. O que não deixa de ser errado, mas a partir do momento que você começa a se basear única e exclusivamente, a partir dessas opiniões, a gente acaba criando estereótipos, acaba criando tabus, acerca desses aplicativos, que na maioria das vezes, não é verdade. Como, por exemplo, o fato de afirmarem que o CorelDRAW não consegue trabalhar com links, com imagens vinculadas. O que não é verdade. Até a semana passada, há duas semanas atrás, tinha muita gente que não sabia nem que o CorelDRAW tinha o Corel Connect, que tinha o recurso de bandejas, que eu acabei apresentando para a galera, aqui no nosso canal. É outro vídeo também, que vale a pena você procurar aí, na nossa lista de vídeos. Então, o que eu vou mostrar para vocês hoje, é que: Sim! É possível utilizar imagens vinculadas no CorelDRAW, e você pode agilizar o seu fluxo de trabalho, tornando muito mais prática, a edição de imagens separadas no aplicativo de imagens que você desejar. No meu caso, eu adoro o Photoshop e vou usar o Photoshop. Então, a gente pode inserir arquivos em PSD, diretamente no CorelDRAW. E, você pode fazer alterações diretamente no Photoshop, e essas alterações vão ser refletidas no seu arquivo do CorelDRAW. É claro! Existe uma limitação, em relação ao que você pode ou não pode inserir dentro do CorelDRAW. Como por exemplo, o CorelDRAW não é capaz ainda, de reconhecer camadas de ajustes. Então, mas, as funcionalidades primárias como: Máscaras de Recorte, Máscaras de Camadas, ele consegue reconhecer tranquilamente. Você não pode também, acreditar que um aplicativo que seja de outra desenvolvedora, consiga executar exatamente as mesmas funções, em arquivos que são nativos de outras desenvolvedoras, de outros aplicativos. Então, você consegue trabalhar com links no Photoshop tranquilamente, desde que claro! Você prepare o arquivo no Photoshop para isso. Diferente do Illustrator, que é só copiar e colar, ou só salvar e importar com o Bridge, que ele consegue interpretar todas as camadas, sem problema nenhum. Mas, isso aí é coisa para outra discussão, é assunto para outro tipo de matéria. Então, a gente vai mostrar para vocês, como utilizar os links no CorelDRAW, editando as imagens no Photoshop. Primeiramente, quando você importa imagens para o CorelDRAW, ele nativamente, insere essa imagem diretamente no arquivo. Ele não cria um vínculo com essa imagem. Daí, você tem arquivos que são bem pesados, justamente por conta da quantidade de bitmaps que você pode acabar inserindo nesse arquivo. Então, se você coloca muitas imagens dentro do arquivo, e não usa vínculos, você acaba criando um arquivo muito pesado, e consequentemente, o arquivo demora mais tempo para abrir. Mas, você pode utilizar o recurso de links de imagens, ou de qualquer outro tipo de arquivo no CorelDRAW, como você utilizaria em qualquer outro software de edição, seja Illustrator, seja no próprio Photoshop, quando ele importa arquivos do Illustrator. A mesma coisa acontece com qualquer outro aplicativo que utilize esse tipo de recurso. Você pode inserir vínculos de imagens no CorelDRAW, desde que você saiba trabalhar com o Corel Connect. Você tem aqui, o navegador de arquivos que fica vinculado dentro do CorelDRAW, uma coisa muito semelhante ao que você tem no Adobe Bridge, onde você pode navegar pelas pastas, pelas imagens que você tem dentro do seu computador, e importá-los diretamente para dentro do CorelDRAW, simplesmente clicando e arrastando. Você também tem, a possibilidade de trabalhar com as bandejas, que vão permitir você: Organizar os arquivos utilizados dentro do seu projeto, e também, inserir links, diretamente no seu trabalho. A partir do Corel Connect, você consegue criar as suas bandejas. Como você pode ver aqui, eu criei uma nova bandeja. Eu mostrei como fazer isso, em outros vídeos também, aqui no canal, semana passada, semana retrasada. Adicionar uma nova bandeja, você dá um nome para ela, e arrasta as imagens para dentro. Elas ficam, mais ou menos assim. Você pode arrastar qualquer formato de arquivo: EPS, SVG, PSD, JPEG, PNG. Você pode arrastar qualquer formato que você quiser trabalhar dentro do seu projeto. Agora, tem uma questão: Se você quiser inserir apenas links, sem precisar criar bandejas, utilizando as bandejas e o Corel Connect, você pode abrir o recurso de imagens e links, de links e favoritos na verdade, no CorelDRAW. Clicando no menu Janela, Janelas de Encaixe, Links e Marcadores, você consegue inserir imagens vinculadas facilmente, utilizando o painel Links e Favoritos. A gente não vai usar ele agora, mas é a mesma coisa que a gente vai usar aqui na bandeja. Depois de você escolher a sua imagem, você pode arrastá-la para dentro do seu projeto, vinculando assim, essa imagem no seu projeto. Isso, garante que você possa levar esse arquivo para onde você quiser, sem a necessidade de levar consigo, os arquivos originais. Lembrando, isso é uma informação muito importante: A partir do momento que você começa a trabalhar com vínculos, toda estrutura de pastas, utilizadas pelo seu projeto, precisa ser transportada, junto, deixa eu fechar essa janelinha aqui, precisa ser transportada junto com o arquivo original. Então, se você vai levar por exemplo, o seu projeto que utilizou vínculos para editar em um outro computador, você vai precisar levar o arquivo original, e a pasta com as imagens que você trabalhou. Isso vale para qualquer aplicativo que use esse tipo de recurso, Photoshop, InDesign, Illustrator, todos eles trabalham da mesma maneira. A partir do momento que você vincula, você deixa de inserir, de incorporar a imagem diretamente no seu arquivo. Então, além de incorporar dessa forma, você pode inserir um vínculo. Eu vou usar aqui como exemplo, uma imagem do Photoshop, que eu já editei para um trabalho diferente. Basta você selecionar esse arquivo que você quer inserir aqui, deixa eu até fechar a imagem, eu estava editando ela aqui, deixa eu voltar aqui ao estado natural dela. É essa imagem que eu estava trabalhando. Que é essa primeira aqui. E a gente vai inserir ela como um vínculo dentro do seu trabalho, isso serve para qualquer projeto, Cartão de Visitas, Panfletos, Flyers, qualquer tipo de diagramação de página, enfim... Depois de você selecionar o arquivo que você quer inserir no seu projeto, e vinculá-lo, deixa eu minimizar isso aqui, que está ocupando muito a tela. Depois de selecionar o arquivo, basta você procurar aqui no painel lateral das bandejas do CorelDRAW, a opção: Importar e Vincular. Que vai, importar a imagem, criando um vínculo com o arquivo original. Pronto! A imagem é de resolução muito pequena. Isso também vai refletir nas configurações do documento. Depende da qualidade de resolução que você tem no seu arquivo. Mas, eu vou aumentar ela aqui, para que vocês vejam melhor. A imagem vem com uma resolução péssima, porque a gente acabou fazendo a escalação do vínculo. Para fazer a atualização da resolução, basta você clicar em Bitmaps, Atualizar a partir do vínculo. Pronto! Ele vai trazer novamente, uma visualização do vínculo original. Esse, é um processo que é um pouquinho chato. Confesso que essas atualizações deveriam ser automáticas. Mas, é um recurso que você vai precisar estar utilizando para fazer a atualização do seu vínculo. Então, com essa imagem vinculada, eu vou clicar aqui, eu acabei fechando a pastinha dela aqui. Vou selecionar o arquivo que eu vinculei aqui na bandeja, e vou clicar na opção: Abrir local de origem. Para ele me mostrar o arquivo nas pastas do Windows. Vou abrir aqui, o arquivo original no Photoshop, clicando no OK a imagem é aberta, e você consegue observar que essa imagem utilizada, ela utiliza uma máscara de recorte. Então, o plano de fundo dela, é uma máscara, como você pode ver aqui. E, perceber que o CorelDRAW conseguiu interpretar isso perfeitamente. Até este ponto, o CorelDRAW consegue fazer a interpretação de máscaras, de vínculos... A partir do momento que você começa a trabalhar com recursos mais complexos no Photoshop, você precisa tomar alguns cuidados que eu vou mostrar para vocês aqui no vídeo. Vou inserir, vou fazer uma edição, vou colocar aqui uma segunda camada no plano de fundo, e vou pintar com Gradiente, Gradiente preto mesmo. Vou salvar no Ctrl+S. Fiz a edição da imagem no Photoshop, e agora, a gente precisa simplesmente, atualizar o vínculo dentro do CorelDRAW. Ah, um detalhe: Esse processo de atualização de vínculo, também é manual nos aplicativos da Adobe. Ainda vou procurar, ainda não procurei saber se há a possibilidade de configurar para que essa atualização seja automática, mas se eu descobrir alguma coisa eu publico aqui para vocês também. Então, observa que depois de selecionar a imagem e atualizar o vínculo no menu Bitmaps, atualizar aqui o vínculo, automaticamente, ela vai trazer o plano de fundo que eu apliquei lá na imagem, editando o arquivo original com o Photoshop. Percebam que é um arquivo do Photoshop. Vou apagar aqui a camada, vou importar uma segunda imagem. Arquivo, Inserir. Ou File, Place. Importar essa segunda foto aqui, uma outra moça, vou colocar aqui do ladinho. Vou aumentar. E vou salvar novamente. No CorelDRAW, vou em Bitmaps, Atualizar a partir do vínculo. Olha que legal. As imagens foram vinculadas, e você tem a mesma imagem que você tem lá no Photoshop, salva, é o seu arquivo já salvo. Se você precisar fazer edições mais complexas no Photoshop, como adicionar camadas de níveis, curvas, fazer alterações mais acentuadas nas camadas de ajustes, utilizando camadas de ajuste, vou mostrar para vocês como a gente pode resolver essa situação. Deixa eu mudar aqui, a Matiz/Saturação. Vou diminuir a saturação completamente, pronto! Eu vou salvar, para ver se o CorelDRAW consegue detectar essa alteração. Bitmaps, Atualizar a partir do vínculo. Então, ele não consegue interpretar, ele não consegue enxergar camadas de ajustes, até porque é um recurso nativo dos aplicativos da Adobe. Para solucionar o problema, o que você pode fazer? Depois de fazer a edição que você quiser no seu arquivo, você pode criar uma cópia do conjunto mesclado. Para isso, basta você selecionar a última camada do topo, a camada de cima das camadas do seu arquivo no Photoshop, e pressionar o atalho que a gente gosta de chamar de "Tudo E". Que é Ctrl+Shift+Alt e a letra E. Isso vai fazer com que o Photoshop faça uma cópia mesclada dos arquivos. Podendo, claro, você pode agora, ocultar as camadas de baixo que o resultado é o mesmo. Então, pressionando aqui, o Tudo E que a gente chama, Ctrl+Shift+Alt+E, ele cria uma cópia mesclada, para mostrar apenas, espera aí, deixa eu verificar o que aconteceu. Cadê a minha Matiz/Saturação, acabou sendo eliminada. Então, o tudo E. Para ocultar todas as camadas de baixo, e deixar só a camada ativa selecionada visível, basta segurar a tecla Alt, e clicar no olhinho aqui. Todas as demais vão ser desabilitadas, apenas a de cima fica exibida. Lembrando que o CorelDRAW vai considerar apenas as camadas visíveis. Dando Ctrl+S novamente, vai lá no CorelDRAW, Bitmaps, Atualizar a partir do vínculo. Vai atualizar a imagem, corretamente aplicada no seu arquivo. Se você for finalizar o seu projeto e quiser por exemplo, desvincular manualmente cada um dos arquivos, você pode simplesmente selecionar a imagem, clicar em Bitmaps e Quebrar Vínculo. Pronto! A sua imagem é incorporada ao arquivo do CorelDRAW. Sendo assim, o arquivo vai ficar bem mais pesado, e aí você não precisa mais ficar carregando todos os arquivos juntos com o arquivo original do CorelDRAW. Então, está tudo funcionando corretamente. O vínculo está funcionando legal, como você pode perceber. Então, chega desse mito de que, o CorelDRAW não consegue trabalhar com vínculos, assim como o Illustrator. Claro, existem grandes diferenças, entre a maneira com que cada um dos aplicativos trabalha. Uma outra coisa também que foi indagada é com relação ao fechamento do arquivo, com relação as configurações do PDF. Ah, um entrega o PDF melhor do que o outro. Ou, um entrega o PDF mais leve que o outro. Sinto informar que leveza, nem sempre é o melhor critério para se avaliar a qualidade de um arquivo, principalmente se tratando de PDF. Se o arquivo é leve demais, assim como ele pode ter eliminado informações que são desnecessárias, ele também pode conter informações, pode não conter informações que eram importantes. Mas, isso não é justificativa. Vou apenas mostrar que essa relação de tamanho de arquivo de exportação, não tem nada a ver com, como cada um dos aplicativos trabalha. É tudo uma questão de configuração, de se saber trabalhar com cada um dos aplicativos. Quando você exporta um PDF, principalmente, quando você pretende publicar esse PDF para impressão, você pode acessar o menu Arquivo, Publicar em PDF no CorelDRAW, e aqui dentro, você pode escolher aqui um lugar, Área de Trabalho mesmo, Sem Título 1. E aqui dentro, você pode escolher entre as predefinições de PDF que você deseja utilizar. Nesse caso, vou usar o PDF/X-1a, que é o padrão para indústria gráfica. E você pode selecionar as configurações, clicando aqui no botão embaixo. A partir daqui, você pode controlar todas as informações que vão ser incorporadas dentro desse arquivo. Como, por exemplo, a resolução das imagens, isso aqui é o que mais pesa dentro de um arquivo em PDF. A questão de como essas imagens são finalizadas. Por padrão, o modelo de cores também pode influenciar, uma imagem em RGB, pesa muito menos do que uma imagem em CMYK. Então, arquivos finalizados em RGB, consequentemente serão, muito mais leves do que arquivos CMYK. Mas, o que eu quero mostrar para vocês, é justamente, essa outra opção. Porque indagavam na verdade, que o CorelDRAW também não consegue finalizar corretamente os PDFs. Tudo balela, tudo na verdade, história de quem não conhece a ferramenta corretamente. Você pode selecionar e converter os textos em curvas a partir do momento que você vai exportar o PDF. Você não precisa fazer isso manualmente, selecionando texto por texto, e dando aquele velho atalho Ctrl+Q. Ao exportar o PDF para impressão, é só você clicar aqui nas configurações de objetos, Exportar todo o texto como curvas. E outra opção também que é interessante, é a Renderização preenchimentos complexos, como por exemplo: Gradientes, Efeitos de Transparência. Tudo isso pode ser convertido, utilizando as configurações padrões do CorelDRAW, no fechamento do PDF/X-1a. Interessante em pré-impressão, são as marcas de corte e registro que vocês já estão acostumados a fazer. Segurança, questão de codificação que o PDF/X-1a não aceita, apenas outros modelos vão aceitar. Então, tudo que você tem na verdade, de opinião sobre um aplicativo e outro, na maioria das vezes, não vou dizer tudo, que é errado. Na maioria das vezes, se baseia na experiência própria de quem opinou. Então, dizer que um aplicativo é pior que outro, na verdade, eu não tomo como uma atitude de um bom profissional. Eu não gosto de dizer que Illustrator é melhor do que o CorelDRAW. Especificamente nessa ordem. Não é assim que funciona. Illustrator é um dos melhores aplicativos vetoriais para ilustração, é um aplicativo super estável, e que entrega resultados surpreendentes. Se você quer detalhes, nível de detalhes sofisticados, mas ele tem as suas limitações. Assim como o CorelDRAW é um excelente aplicativo, além de ser um aplicativo vetorial, onde muitos profissionais desenvolvem ilustrações, também é um aplicativo de layout de páginas. Então, ele possui na verdade, a sua grande riqueza está nos recursos de layout de página. E o InDesign, ah você vai dizer que o InDesign faz isso, beleza! Mas, o InDesign faz. O CorelDRAW, em relação, em comparação com Illustrator, tem essa vantagem. Ele trabalha com layout multipáginas a muito mais tempo, e oferece muito mais recurso. Questão de gerenciamento de caracteres também, em relação a configuração de texto, formatação de texto. Há recursos que estão presentes no Illustrator, mas há recursos que só o CorelDRAW tem. E, em relação a impressão, há muitos recursos, muitas vantagens de se utilizar o CorelDRAW, se você trabalha com impressão digital. Você pode finalizar um projeto, diretamente na tela de visualização de impressão. Fazer imposições, blocos, fazer a imposição de livreto, com encadernação em camadas. Então, você tem, na verdade, muitas possibilidades, muitas ferramentas que são exclusivas do CorelDRAW, que vão ajudar a maioria das pessoas que trabalha com comunicação visual e com impressão digital. Assim, como o Illustrator tem suas vantagens, que também vão ajudar muitas pessoas que trabalham com finalização de arquivos profissionais para impressão, mas claro! Você vai depender de um outro aplicativo para fazer a imposição, o que não deixa de ser errado. Mas, são comparativos que podem fazer a diferença entre os dois aplicativos. Então, espero que vocês tenham gostado das dicas. Que vocês tenham despertado o interesse em conhecer mais, a ferramenta que vocês trabalham. Tem muitos recursos que muita gente não conhece, que trabalha no CorelDRAW há anos, mas não conhece. É só uma questão de procurar se habituar, de procurar as novidades. Se você tiver qualquer dúvida, dá-lhe o dedão aí no F1 do seu teclado com a janela do CorelDRAW aberta. Deixa eu apertar F1, eu acho que ele não vai abrir, por causa do programa que eu uso para gravar, abriu. Pressionando F1, você abre a ajuda do aplicativo, que tem tudo o que você pode fazer no CorelDRAW, aqui nesse arquivo de ajuda. Então, pesquise, estude o aplicativo de ajuda, se você não consegue encontrar coisa boa na internet. Mas, no que a gente puder contribuir, para que o seu conhecimento seja aprimorado aqui, no Clube do Design também, nós vamos fazer. Espero que vocês tenham gostado das dicas, se tiver qualquer dúvida, é só clicar aqui embaixo nos comentários, é só deixar o seu comentário na verdade. Não se esquece de ajudar o projeto, clicando em gostei, clicando em Inscrever-se, para fazer parte do canal, de favoritar e compartilhar com os seus amigos. Também não esquece de clicar em Inscrever-se, para fazer parte do nosso projeto, esse nome que está aparecendo aí agora. E claro: De visitar o projeto original, clubedodesign.com clicando neste outro balãozinho que apareceu aí. Um forte abraço para vocês! E até o próximo vídeo! Tchau, tchau!.

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Tony Oakman, Schoharie. Indaiatuba: Planning and Preservation; 2008.

Connie Lamberts, 11st Street, West zip 10014. Novo Gama: College of St. Rose; 2020.

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