Conceito De Qualidade De Vida Segundo A Oms

Bethel Seminary of the East - Oi, gente! Eu sou a Aione do Minha Vida Literária. Você como o leitor já deve ter se deparado ao longo das suas leituras com livros de formas, tamanhos diversos, e hoje eu vim falar de alguns desses formatos, que são o conto a novela e o romance. Já começo dizendo que esse vídeo é uma ironia por si só porque eu vou buscar fazer aqui é, de certa forma, definir esses três gêneros que eu mencionei pra vocês. Mas, em se tratando de literatura, de artes, de ciências humanas de um modo geral, a gente não está falando de ciências exatas, de algo que é exato e que, portanto, não tem uma definição exata A gente tem algumas noções que norteiam, né, essa classificação entre conto, novela, entre romance, mas a gente vai ver que elas muitas vezes são imprecisas Pra poder trazer esse conteúdo pra vocês, eu tanto me baseei naquilo que eu li nas aulas que eu já tive na faculdade — Eu estou no último ano de letras pra quem não sabe, se está chegando por esse vídeo agora E também eu me baseei no Dicionário de Termos Literários, do Massaud Moisés que traz um conteúdo bem legal sobre diversos termos literários como o nome indica A primeira coisa é que tanto o conto, quanto a novela, quanto o romance são gêneros literários escritos em prosa. A crônica também é um tipo de gênero literário de texto em prosa, mas não vou falar dela hoje E eles são derivados da Épica, da Epopeia Então lá atrás, se a gente pega Aristóteles, na Poética, a gente tem três grandes gêneros literários que são a Épica, a Lírica e o Drama e a Épica era esse gênero, né, que trabalhava eventos, em que você tinha episódios acontecendo Começando pelo Conto, o Conto ele vai ter a consolidação nessa forma que a gente conhece hoje lá no século 19 porque assim como o romance está ligado com a formação, a consolidação da burguesia O Conto ele vai ter como característica a concisão e não simplesmente ele vai ser uma história mais curta, mas ele também vai ter essa concisão na linguagem. A gente não tem uma prolixidade e a gente não vai ter um foco muito grande em cenários, a não ser que aquilo seja interessante para a trama A gente não vai ter digressão, é aquela coisa que vai mais ali direto ao ponto mesmo E não necessariamente ele vai trazer uma história completa Às vezes ele está trazendo um fragmento de uma história ele vai relatar um momento, ele vai relatar uma situação Então o que a gente tem basicamente ali para definir o conto é essa questão de uma célula dramática, é o foco nesse episódio que vai ser desenvolvido O que mais vai estar no Conto vai estar ligado a esse episódio, à maneira de como ele vai se desenvolver para quem quiser ler mais a respeito, né, é uma leitura teórica, eu indico o livro Formas Breves, do Ricardo Piglia ao final ele tem dois textos que são "Teses sobre o conto" e "Novas teses sobre o conto" em que ele vai principalmente dividir a questão entre o conto clássico e o conto moderno O conto clássico é aquele em que você basicamente tem um começo, meio e fim, e o conto moderno é aquele em que a gente tem uma atmosfera mais poética, em que ele vai trazer mais situações intimistas, introspectivas, não é necessariamente essa história de começo, meio e fim, mas aí ele vai trazer todas as teses, todo... tudo aquilo que acredita que está envolvido em cada um dos tipos, em como... o que que está na estrutura de cada um deles, traz exemplos de autores diversos, contistas renomados e como eles trabalham cada um dos contos Em relação à Novela, esse dos três gêneros é aquele que eu menos tenho informação para contribuir porque mesmo na faculdade também nunca foi um gênero que eu de fato estudei Aquilo que a gente basicamente conceitua novela é que ela é o gênero intermediário entre o conto e um romance então ela é um pouco mais extensa do que um conto, mas ela é menos extensa do que o romance Não só em termos de extensão ahm, mas também na forma de como ela vai trabalhar os temas, as personagens e as situações que aparecem. Diferentemente do conto ela vai ter mais de uma célula dramática então você tem eventos acontecendo de forma concomitante E o que também ajuda a conceituar a Novela é que esses eventos estão conectados em um evento maior e eles vão ser desenvolvidos normalmente de forma linear E por fim os nossos queridos Romances e eu acho que ele é o que mais dá pra gente conversar, é o que mais coisa tem a ser ditas sobre eles A começar pelo nome porque quando a gente fala "Romance" as pessoas automaticamente pensam em história de amor, e sim, a gente tem, né dentro... Quando a gente vai falar de gênero no sentido de "tipo de história" por exemplo, a gente tem né os romances então, sei lá, livros da Jojo Moyes livros do Nicolas Sparks, eles são romances Acontece que quando a gente está falando de gênero em relação, né, à estrutura de escrita deles a gente entra nessa classificação que vai ter Conto, Novela, Romance, e Romance não significa história de amor O romance inglês, que a palavra que a gente tem é "Novel" e fica mais fácil para a gente conseguir diferenciar, né, de Romance de história de amor e Romance, né, desse gênero que eu tô falando Como eu mencionei lá no começo ele surgiu, basicamente se consolidou no século 18 com a ascensão da burguesia porque foi um gênero que precisou ser feito ali para representar essa nova classe social, representar esses novos conflitos, essa nova realidade que estava surgindo. Algumas pessoas consideram o Dom Quixote como o primeiro romance, mas pela perspectiva britânica, o livro que é considerado o inicial, o marco inicial é o Robinson Crusoe, do Daniel Defoe No livro do Terry Eagleton, ahn The English Novel: An Introduction ele tem um capítulo, "What is a novel?", em que ele já começa a tentar definir mais ou menos, né, o que seria o romance e ele já começa falando que ele é mais um anti gênero do que um gênero ele cita inclusive uma frase da Virginia Woolf que, para ela, o romance é a mais flexível de todas as formas isso porque a gente tem romance de todas as formas, de todos os jeitos, você encontra no romance características da poesia, do drama, ele se configura de formas muito diferentes para tratar de temas diferentes Você tem romances que por exemplo se desenvolvem em um período de tempo extremamente longo, que às vezes abarcam toda uma vida Você tem romances que se passam em um dia por exemplo Ulysses, do James Joyce, ele se passa em um dia, tem mais de mil páginas Já Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf, também se passa em um dia só e é um livro mais curto Então você tem formas muito diferentes de trabalhar romances, com às vezes uma quantidade enorme de personagens, às vezes com basicamente só 1 ou pouquíssimos, você tem romances focados em acontecimentos, outros que são focados em memórias, então é algo mais psicológico, mais introspectivo Isso tudo porque o foco principal do romance é trazer uma representação do mundo, ele vai trazer uma representação da existência, das experiências de cada um dos indivíduos e como cada indivíduo vive algo diferente, enxerga o mundo de uma forma diferente os romances também vão ser assim tão diversos O foco é esse, a gente trazer essa experiência individual Isso tudo está muito ligado ao momento em que ele surgiu Só a partir de Rousseau, desse pensamento do homem como um indivíduo é que a gente passou a ter essa noção de individualidade, porque até então tudo era coletivo, as histórias retratavam experiências coletivas. A gente nem tinha noção de autor naquele momento As histórias muitas vezes elas traziam, né, mitos, folclores, algo que era passada de geração a geração, então todo mundo podia escrever sobre aquilo e não tinha essa ideia de propriedade intelectual, da ideia do autor, de uma pessoa responsável por aquela história porque aquilo era de domínio coletivo Mas mais importante disso tudo: quando a gente fala no Romance nesse sentido por exemplo, Romance de Estreia, Romance Policial a gente não está falando de uma história de amor, a gente está falando desse gênero que vai buscar trazer representações do mundo, representações de indivíduo, e que vai ter essa complexidade, essa flexibilidade tão grande de formas, histórias, de representações Para quem quiser ler mais sobre o romance leituras que são super indicadas são A Ascensão do Romance, do Ian Watt Aspectos do Romance, do E.M. Foster A formação do Romance Inglês que é um compilado de ensaios teóricos da Sandra Guardini Vasconcelos E pra quem lê em inglês porque esse eu não encontrei tradução e que é esse que eu indiquei do Terry Eagleton que vou deixar todas as indicações aqui no box de informações E foi isso! Acho que o liv... o vídeo de hoje foi um pouco diferente em relação aos vídeos que eu costumo fazer e eu espero que vocês tenham gostado! Não deixem de deixar o feedback de vocês aqui nos comentários E se você gostou desse vídeo, já sabe: deixa sua curtida que isso ajuda muito na divulgação Se você é novo no canal, seja bem-vindo aproveite para se inscrever, ativa o sininho para não perder nenhuma novidade e me acompanhe também nos demais... nas demais redes sociais do Minha Vida Literária! Beijos a todos e até o próximo vídeo!.

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Nossa Senhora do Socorro:

Сlara Bentley, Adirondack County: Hobart and William Smith Colleges, Geneva. Teresina: Union Theological Seminary, Morningside Heights (Columbia University area); 2017.

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